O recente „bitcoin hack“ no Twitter poderia ser sem dúvida uma das maiores histórias do ano em torno da maior e mais popular moeda criptográfica do mundo, mas para a maioria dos comerciantes, o evento é apenas mais uma situação a ser relembrada nos livros de história do Bitcoin Up e esquecida.
O Bitcoin dificilmente foi afetado
Apesar de toda a imprensa em torno do hack, os comerciantes parecem não se importar muito com o que aconteceu, e o preço do bitcoin realmente não foi afetado. Na verdade, apesar de uma queda marginal na faixa dos $9.100, o bitcoin está novamente sendo negociado acima dos $9.200, que é onde estava antes do hack ter ocorrido.
Porque é que a moeda não sofreu um golpe maior? As razões são amplas e variadas, sendo que a maior delas provavelmente é que os traders estão apenas acostumados a este tipo de comportamento. O espaço da moeda criptográfica tem sido frequentemente alvo de ladrões e hackers que têm procurado colocar seus dedos em moeda criptográfica que não é a deles. Do Mt. Gox ao Coincheck, incidentes como estes têm sido maiores em escala, por isso, a longo prazo, parece que os comerciantes estão cansados de lhes dedicar a sua atenção.
Nesta fase do jogo, o bitcoin tem se mostrado bastante imprevisível. Situações como estas nem sempre conduzem a resultados claros, o que significa mais comerciantes a esperar e a não fazer nada do que passar-se e movimentar todos os seus fundos entre contas. John Todaro, que trabalha com a empresa de pesquisa criptográfica Trade Block, explicou em uma entrevista:
Acho que não viu muita reacção do mercado porque não ficou claro que narrativa se iria desenvolver após a quebra, e assim os comerciantes ficaram congelados.
Outra grande razão pela qual os utilizadores não estão a reagir muito? Apesar de todo o trabalho árduo em que os golpistas se envolveram para ultrapassar contas de alto nível, o evento resultou em pouco dinheiro roubado. No final do dia, pouco mais de 120.000 dólares foram roubados de usuários que foram sugados para o esquema, e parece que este número não foi suficiente para impedir que o mercado criptográfico voltasse a subir.
Martin Garcia – diretor-gerente da empresa de criptografia Genesis – explicou em uma declaração:
A única coisa que poderia ter feito um negócio maior é se os hackers conseguissem mais de 100 mil dólares. Se eles tivessem arrecadado cerca de 100 milhões de dólares, então eu garanto que a BTC teria vendido, pois o mercado teria esperado que os hackers vendessem para fiat em algum lugar, esmagando o preço, mas dado o valor, não é grande negócio.
As pessoas querem-no claramente
Além disso, o hack mostra que o bitcoin é relativamente popular e sugere ainda mais que as pessoas estão dispostas a fazer quase tudo para obtê-lo. Jeff Dorman – CIO da empresa de gestão de criptografia Arca – disse:
Se alguma coisa, apenas prova que o bitcoin é uma forma de dinheiro valioso que um hacker pode querer.